Histórico

De 1962 ao presente

“Em 2 de julho de 1962, a Biblioteca foi fundada por iniciativa do Dr. Mauro Sanábio, (in memorian) quando foi admitida a 1ª. Bibliotecária. Com a ajuda também do Tradutor Edouard Jean Thomassin, (in memorian) responsável pelas traduções dos artigos técnicos, nos 5 idiomas: Inglês, Alemão, Francês, Espanhol e Italiano.”

O corpo de funcionários da Empresa começava a crescer, a demanda de informação aumentava e, então tornou-se essencial uma fonte de consulta e referência para servir de base na tomada de decisões.

(Fonte: Magnesita Fratarinho Informe, n.22, agosto 1987).

A Biblioteca já funcionou tanto no Prédio de Madeira e de Alfenaria na Praça da Bandeira, que ficavam próximos da entrada da fábrica, permanecendo nesse local por 29 anos.

Em 1991, logo após a HAY, empresa que fez a reestrutura da Magnesita, e atendendo ao pedido do Dr. Alamar Kasan, Gerente do Centro de Pesquisa, ela mudou-se para o CPqD, que atualmente fez 33 anos, portanto a Biblioteca tem 61 anos.

Em março de 2023 a Biblioteca ganha novo visual no prédio, passando a chamar Biblioteca Dr. Geraldo Eduardo Gonçalves, em homenagem a esse grande pesquisador.

Deu um grande suporte ao Depto. de Qualidade com a organização da documentação da Norma ISO 9000, que levou a Magnesita a Certificação em dezembro de 1994. Ela foi considerada a melhor Biblioteca especializada em Refratários da América Latina.

Ainda em março de 2023, o prédio da Biblioteca foi reformado e renomeado em homenagem ao Dr. Geraldo Eduardo Gonçalves (in memoriam), que foi um dos primeiros pesquisadores e posteriormente gestor do Centro de P&D.


Políticas do acervo

Políticas de Seleção e Aquisição

O acervo é formado por materiais bibliográficos: artigos técnicos -cds, dvds, livros - teses - anais de: congresso - cursos -encontros e seminários -normas técnicas - periódicos - projetos, relatórios técnicos, obras raras, cujos assuntos são pertinentes a RHI Magnesita, com objetivo de um conhecimento conjunto.

As demais solicitações de material com as sugestões dos usuários, são avaliadas e levadas para aprovação de compra que compete ao Gestor.

As doações são recebidas e avaliadas, conforme a relevância e critério estabelecidos. Depois de analisadas são separadas para serem incorporadas ao acervo ou doadas a outras Instituições.


Acessibilidade ao acervo

O acervo é de acesso aos colaboradores direto e lotados na RHI Magnesita.

O empréstimo local, ou e-mail e WhatsApp.

Horário

A Biblioteca é aberta das 8h às 12h e de 13h30 às 17h.